O Planejador Financeiro é um agente novo na economia brasileira, uma nova profissão que nasceu com a estabilização econômica do país após o Plano Real, e com a chegada da Certificação CFP® no Brasil, em 2003.
O profissional Planejador Financeiro é uma pessoa preparada para questionar seus clientes e auxiliá-los a compreender como eles lidam com dinheiro, quais são seus sonhos de vida, quais são os riscos aos quais estão expostos na vida, como é o seu estilo de vida, e como a pessoa deseja que ele seja no futuro. Com base em todas estas informações, ele desenha estratégias financeiras para auxiliar seus clientes a gerenciar suas finanças pessoais no dia-a-dia e a implementar as estratégias que o ajudarão a alcançar seus objetivos de vida e financeiros. Ele age como um coach (treinador), acompanhando seu cliente na implantação, monitoramento e ajuste das estratégias definidas. Este profissional auxilia o cliente na gestão patrimonial completa, compreendendo o fluxo de receita e despesa atual e futura, mapeando problemas orçamentários e simulando a necessidade de poupança para a realização de objetivos de vida, dando assim um norte como guia para a realização de sonhos. O trabalho de planejamento financeiro é todo baseado no estudo financeiro passado e simulações futuras, dando subsídio para o cliente tomar suas decisões financeiras.
O Consultor Financeiro é o agente que auxilia seus clientes à compreender os produtos disponíveis no mercado financeiro e executar seus investimentos financeiros. Para atuar no mercado brasileiro como Consultor Financeiro, o profissional precisa ter autorização da CVM, a Comissão de Valores Mobiliários, órgão do governo federal que atua na fiscalização do mercado financeiro. Ele pode também ser um planejador financeiro, e se preocupar com as questões de originação de receita e necessidade de liquidez do cliente para cobrir seu estilo de vida; ou não, apenas auxiliando na alocação da carteira de investimentos, considerando apenas o nível de tolerância ao risco, desejo de retorno e expectativa de necessidade de liquidez, sem considerar o estilo de vida e a realização de sonhos.
Ainda não existe uma determinação da CVM sobre autorizações concedidas à Planejadores Financeiros. Alguns possuem a autorização de Consultor Financeiro, outros a de Agente Autônomo de Investimentos (agente colocador de ordens de compra e venda de produtos financeiros, atuando como um intermediário entre seus clientes e uma corretora de valores mobiliários), ou de Administrador de Carteira de Investimentos (profissional apto à colocar ordens de compra e venda de ativos financeiros em nome de seus clientes, podendo ser gestor de fundo de investimentos financeiros ou apenas gestor de carteiras de investimentos), dependendo da natureza dos serviços oferecidos pelo profissional.
Antes de procurar ajuda, pense em qual é o serviço financeiro que você quer ter, para então procurar o profissional mais apto para ajudá-lo.
Veja no detalhe publicação da revista Você S/A de Novembro de 2011:



