A diferença entre Planejador e Consultor Financeiro

O Planejador Financeiro é um agente novo na economia brasileira, uma nova profissão que nasceu com a estabilização econômica do país após o Plano Real, e com a chegada da Certificação CFP® no Brasil, em 2003.

O profissional Planejador Financeiro é uma pessoa preparada para questionar seus clientes e auxiliá-los a compreender como eles lidam com dinheiro, quais são seus sonhos de vida, quais são os riscos aos quais estão expostos na vida, como é o seu estilo de vida, e como a pessoa deseja que ele seja no futuro. Com base em todas estas informações, ele desenha estratégias financeiras para auxiliar seus clientes a gerenciar suas finanças pessoais no dia-a-dia e a implementar as estratégias que o ajudarão a alcançar seus objetivos de vida e financeiros. Ele age como um coach (treinador), acompanhando seu cliente na implantação, monitoramento e ajuste das estratégias definidas. Este profissional auxilia o cliente na gestão patrimonial completa, compreendendo o fluxo de receita e despesa atual e futura, mapeando problemas orçamentários e simulando a necessidade de poupança para a realização de objetivos de vida, dando assim um norte como guia para a realização de sonhos. O trabalho de planejamento financeiro é todo baseado no estudo financeiro passado e simulações futuras, dando subsídio para o cliente tomar suas decisões financeiras.

O Consultor Financeiro é o agente que auxilia seus clientes à compreender os produtos disponíveis no mercado financeiro e executar seus investimentos financeiros. Para atuar no mercado brasileiro como Consultor Financeiro, o profissional precisa ter autorização da CVM, a Comissão de Valores Mobiliários, órgão do governo federal que atua na fiscalização do mercado financeiro. Ele pode também ser um planejador financeiro, e se preocupar com as questões de originação de receita e necessidade de liquidez do cliente para cobrir seu estilo de vida; ou não, apenas auxiliando na alocação da carteira de investimentos, considerando apenas o nível de tolerância ao risco, desejo de retorno e expectativa de necessidade de liquidez, sem considerar o estilo de vida e a realização de sonhos.

Ainda não existe uma determinação da CVM sobre autorizações concedidas à Planejadores Financeiros. Alguns possuem a autorização de Consultor Financeiro, outros a de Agente Autônomo de Investimentos (agente colocador de ordens de compra e venda de produtos financeiros, atuando como um intermediário entre seus clientes e uma corretora de valores mobiliários), ou de Administrador de Carteira de Investimentos (profissional apto à colocar ordens de compra e venda de ativos financeiros em nome de seus clientes, podendo ser gestor de fundo de investimentos financeiros ou apenas gestor de carteiras de investimentos), dependendo da natureza dos serviços oferecidos pelo profissional.

Antes de procurar ajuda, pense em qual é o serviço financeiro que você quer ter, para então procurar o profissional mais apto para ajudá-lo.

Veja no detalhe publicação da revista Você S/A de Novembro de 2011:

digitalizar0001digitalizar0002

digitalizar0004digitalizar0005

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da Fluxo Finanças Pessoais, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira. Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, e especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro, 1.3. Investimentos, 8. Na mídia, Outras Coisas ;-) e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s