
Um Planejamento Financeiro bem feito serve para dar orientação às suas tomadas de decisões diárias com relação ao uso do seu dinheiro.
Ter consciência do quê você quer fazer com o dinheiro que produz torna mais fácil a prática do autocontrole no dia-a-dia ao tomar decisões financeiras.
Pratique a atenção plena, que é prestar atenção à todo o momento sobre o quê você está fazendo, ao lidar com o seu dinheiro, para escolher se o que você está fazendo está ou não de acordo com o seu Planejamento Financeiro.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Sobre Lavínia Martins, CFP®
Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É autora do blog “Finanças Pessoais e outras coisas” e do Instagram @financas_pessoais.
Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros e entidade responsável pela Certificação CFP® no Brasil por 4 anos. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Foi professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9 por 2 anos. Participou dos seminários do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE durante 6 anos. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira por 3 anos, e possui 15 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e antes disso trabalhou por 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm & Haas Química.
Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA, e é certificada com o ACE: Advanced Certificate for Executives in Management, Innovation, and Technology (Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia) no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA.
Olá Lavinia. Concordo plenamente no que você escreveu.Vale salientar que em planejamento financeiro as despesas nunca devem ultrapassar as receitas.
CurtirCurtir
Sim Reginaldo, não só para questões de planejamento financeiro, mas para uma vida financeira saudável as despesas devem sempre ser menores do que a receita. Abraço.
CurtirCurtir